top of page
Buscar
  • Foto do escritorEquipe Vertical Hawk

Elaboração da NBR 16710 (Resgate Técnico Industrial em Altura e/ ou Espaço Confinado.)


Nós tornamos seu blog mais rápido e conveniente para você gerenciar de qualquer lugar. Neste post explicaremos como você pode fazer novas postagens.


Nos dias 26 e 27 de Junho de 2019 foi retomada a Reunião da Comissão de Estudos na Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) sedeada no Rio de Janeiro.


Dando continuidade à NBR 16710 Resgate Técnico Industrial em Altura e/ ou Espaço Confinado.


Todo o contexto de criação da norma esteve disponível para consulta Nacional De Julho a Setembro de 2018.


O que foi sugerido pela opinião pública foi lido e discutido entre a Comissão de Estudo, onde conseguiram decidir o que se aplica e o que não se aplica. Foram debatidas melhorias e implantações para que favorecessem tanto os profissionais da área e empresas e organizações contratantes.


A consulta favoreceu uma ampla visibilidade ao tema, permitindo que toda a sociedade pudesse contribuir na construção deste importante instrumento normativo, que trata sobre proteção, segurança e resgate dos trabalhadores.


Ao fim da reunião ficou decidido que a norma será redigitada e acrescida dos pontos discutidos e estará novamente para consulta nacional por 30 dias entre os meses de Outubro e Novembro de 2019. Após este período a Comissão de Estudo se reunirá novamente para dar continuidade à finalização da norma, com expectativa que seja publicada no 1º semestre de 2020.


A norma foi dividida em duas partes:


Parte 1: Requisitos para qualificação do profissional.


Documento estabelece os requisitos para a qualificação de profissional de resgate técnico industrial em altura e/ou em espaço confinado, especificando o treinamento, conteúdo programático e os níveis de qualificação do profissional de resgate técnico industrial em altura e/ou em espaço confinado por ela estabelecidos.


Parte 2: Requisitos para provedores de treinamento e instrutores para a qualificação do profissional.


Documento estabelece os requisitos para os provedores de treinamento e instrutores responsáveis por ministrarem os treinamentos para a qualificação do profissional de resgate técnico industrial em altura e/ou em espaço confinado.


A Introdução da criação dessa norma:

Ser reconhecido que a aplicação dos métodos de resgate em altura e/ou em espaço confinado, é uma atividade inerentemente crítica e perigosa que envolve sérios riscos à vida dos resgatistas, dependem de uma análise antecipada essencial para a organização, preparação, coordenação, seleção de equipamentos, instalação de sistemas e execução de técnicas de resgate específicas necessárias para a qualificação adequada do profissional que estará responsável pela sua execução da maneira mais segura possível.


Objetivo:

Estabelecer os requisitos necessários para a qualificação do profissional de resgate em altura e/ou em espaço confinado, designando as condições para os os provedores de treinamento e seus instrutores responsáveis por ministrarem os treinamentos, o conteúdo programático e o perfil desejado de competência para o profissional de resgate técnico industrial em altura e/ou em espaço confinado, como parte de sua formação, dentro de um processo permanente de desenvolvimento de sua qualificação, para atuação nas operações de resgate existentes nos setores industriais.


Perfil de Qualificação:

Fundamental para orientar as empresas na escolha da qualificação adequada para pessoas por elas indicadas, para execução das medidas de resgate, bem como para orientar os provedores de treinamento e seus instrutores responsáveis por ministrarem os treinamentos de qualificação do profissional de resgate técnico industrial em altura e/ou em espaço confinado.


Aplicação:

A todos os ramos da indústria, como por exemplo, petrolífera, petroquímica, química, construção civil, construção naval, eólica, automotiva, siderurgia, mineração, elétrica, telecomunicação, agrícola, empresas público-privadas, órgãos públicos, entre outros.


Níveis de Resgate

A escolha e organização dos níveis de qualificação e forma hierárquica em uma equipe de resgate, são especificados pelos empregadores e contratantes, os quais estabelecem seus próprios critérios para designação das funções e responsabilidades dos profissionais a serem indicados para compor as equipes de resgate.


Nível Industrial

Nível básico de qualificação em resgate especificado para o primeiro nível, para o qual a pessoa deve estar habilitada a participar de uma variedade limitada de resgates em altura e/ou em espaços confinados.


Nível Operacional

Nível inicial de qualificação em resgate especificado para o segundo nível, para o qual a pessoa deve estar habilitada a participar de uma variedade limitada de resgate em altura e/ou em espaços confinados.


Nível Líder:

Nível intermediário de qualificação em resgate especificado para o terceiro nível, para o qual a pessoa deve estar habilitada para participar de uma variedade de resgates em altura e/ou em espaços confinados.


Nível Coordenador de Equipe:

Nível avançado de qualificação em resgate especificado para o quarto nível, para o qual a pessoa deve estar habilitada para coordenar presencialmente uma operação de resgate, elaborar o seu planejamento, avaliar e dimensionar a operação de resgate por corda.


É importante ressaltar que:

Este documento está sendo elaborado com as melhores práticas adotadas no mercado brasileiro e referências técnicas nacionais, estrangeiras e internacionais, bem como com a aplicação dos conceitos de gestão e de melhoria contínua.


Participante Representante pela Criação da Norma 16710 – Resgate Técnico Industrial em Altura e/ou em Espaço Confinado.

Tomaram parte na sua elaboração, participando em no mínimo 30 % das reuniões realizadas sobre o Texto-Base e aptos a deliberarem na Reunião de Análise da Consulta Nacional

3M Alessandro Luszczynski

3M Egildo Steklein

ABENDI Luiz Mauro Alves

ABENDI Mauricio Ballarine

ABETAC Natany Sousa Lanza

ALPIEND André Luis Navarro de Araújo

ALTA Paulo Roberto Ferreira

ANEAC Luciano Dórea de Carvalho

APLSERV Wendell Vieira

AUTONOMO Matheus Baños

BRASKEM Raimundo Sampaio

CERRO ENGENHARIA Tobias Carvalho

CIVIL MASTER RIO SET Fernando Paciello

DOW BRASIL José Jorge Brito Ribeiro

ESTVEC Janio Fernandes Quadros

HAWK Falcão Rios

IRATA BRASIL Felipe Máximo

JMF Antônio Vieira Moura

KEEP SAFE Eduardo Bicudo

LEAL José Alexandre Marcondes Machado

PETROBRÁS Lucia Helena R Ferreira

PETROBRÁS Wagner Roque

PROALTITUDE Guilherme C. Silva

RAPEL/RADICAL/POLÍCIA CIVIL Luis Felipe

GRUPO ROUPE Ernesto Lottici Filho

SPRINK Alex Sandro do Carmo Sousa

STONEHENGE Tiago Santos

STORZ SERVIÇOS TÉCNICOS Rômulo César Correia Sales

TASK Ricardo Perez

TASK Tulio Mota França

TEI SOLUÇÕES Breno Botelho

TOTALITAS TREINAMENTOS Rui de Miranda Barbosa

FALCÃO RIOS, Diretor da HAWK PROFESSIONAL SERVICES.

– Alpinista Industrial N3i Instrutor ANEAC (Certificação Nacional);

– N3 IRATA (Certificação Nacional/Internacional);

– Coordenador de Equipe em Resgate (Com reconhecimento Nacional);

– COREN-PE;

– Especialização em Acesso por Corda, Resgate Vertical e Espaço confinado;

– Integrante da Equipe Black Hawk (Campeã da América Latina pela PETZL Rope Trip).


Este assunto interessa você? Fique por dentro das novidades. NOS SIGA NAS REDES SOCIAIS!


27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page