top of page
Buscar
  • Foto do escritorEquipe Vertical Hawk

QUAIS OS BENEFÍCIOS EM CONTRATAR UM PROFISSIONAL CERTIFICADO EM ACESSO POR CORDA?


A técnica de trabalho vertical utilizando duas cordas, é usada em diversos serviços de inspeção, montagem, fabricação, manutenção e operação de estruturas metálicas, pontes, navios, offshore, plataformas de petróleo, vasos de pressão, fornos, caldeiras, chaminés, geradores de energia eólica, flares, termoelétricas, hidrelétricas, torres (energia, telefônica, rádio, televisão), limpeza de fachadas de prédios, colocação de banner e decorações festivas, levantamento geotécnico, poda e tratamento de árvores, entre outros.



Essa modalidade de trabalho em altura exige muita aptidão, capacidade física e treinamento adequado, pois o serviço exige do profissional a dominância em determinadas manobras e técnicas que são aperfeiçoadas conforme o nível que o mesmo se encontra. Existem etapas rigorosas desde a formação até mercado de trabalho, como por exemplo, os exames téoricos e práticos que as certificadoras aplicam ao término do treinamento, no intuito de testar e nivelar seus profissionais.


Existe no mercado atualmente três órgãos responsáveis pela certificação dessa profissão, ABENDI, IRATA e ANEAC.


Vale salientar que essa prestação de serviço está entre as mais procuradas do mercado de trabalho. Graças a certificação nacional e a volta do crescimento econômico, a contratação desse serviço vem de maneira regular, gerando uma demanda maior de mão de obra de profissionais qualificados.


Um dos grandes motivos para o crescimento da procura são os benefícios que as empresas encontram com a contratação, entre eles estão:

1. Baixo custo operacional;

2. Atividades seguras, com controle de nível de queda;

3. Entendimento das técnicas, de forma a viabilizar um possível auto-resgate;

4. Versatilidade de mercado;

5. Agilidade na execução e finalização do serviço, entre outros.

As atividades em acesso por corda, devem ser executadas em conformidade com as Normas técnicas nacionais vigentes, ABNT NBR 15595 - Procedimento para aplicação do método e profissionais certificados conforme a ABNT NBR 15475 – Qualificação e certificação de pessoas.

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page